domingo, 17 de abril de 2011

Perfecto


A perfeição. É de conhecimento de todos que ninguém, em absoluto, ninguém é perfeito. E com estas palavras, aviso logo que não vou contra essa idéia. O ser humano, por melhor que seja, nunca vai chegar sequer perto disso.
Meu ponto aqui é: adianta de que se utilizar dessa imperfeição da condição humana pra justificar a falta de empenho do indivíduo em tentar ser melhor do que é?
Não vou nem entrar no mérito daqueles que precisariam ser, na verdade, menos piores do que são. Mas, tomemos por exemplo um relacionamento afetivo. Tá... tá certo que você, menininha, nunca vai achar aquele Príncipe Encantado, loiro, alto, com sorriso colgate plax whitenning, que te abre a porta do carro, paga a conta e te deixa em casa sem esperar, pelo menos, um favor sexual – mesmo que futuro. E tampouco um homem vai achar uma mulher gostosíssima, que não fume, não beba, não seja sexualmente popular – se é que deu pra entender o eufemismo -, não saia pra noite e vire o cavalo do cão no pagode do Waguinho DB (mas credo!), e não venha querendo te levar pra igreja toda santa semana.
É claro que não vamos achar alguém perfeito, do jeito que a gente quer. Isso é ÓBVIO. A questão é que você não pode usar isso como desculpa pra não tentar se tornar melhor. Até porque, em um relacionamento, existe doação, entrega, cumplicidade. Por conseqüência, existem também expectativas. Você não vai querer que alguém continue lhe amando eternamente sem dar um motivo pra que seja assim! Adaptação. Esforço. Reconhecimento. Retribuição.
Esses dias li um texto que criticava os homens por esperarem pela mulher perfeita. Lá dizia que os homens que terminavam um caso mal resolvido se prendiam a esse caso e davam a “desculpa” que as mulheres subseqüentes nunca conseguiam superar aquela que se foi. Mas ora, se aquela que passou foi a melhor, quem seria obrigado a se contentar com algo pior?
Não acho que a busca pela perfeição seja inútil. Ela é impossível de ser alcançada? Ok, concordo plenamente – como já disse antes. Mas ela é útil, sim. E muito. Serve pra que você se torne cada vez melhor praquele que você ama, e que lhe ama de volta. Isso o estimulará a melhorar por e para você também.
No final das contas, o raciocínio é o seguinte: se você não é perfeito, não se conforme com a sua imperfeição. Se você não é o Príncipe/Princesa Encantado(a), o que lhe impede de se esforçar o máximo para chegar o mais perto possível de ser perfeito pra alguém?
...
Comodismo não é condição humana. É só uma escolha.

8 comentários:

  1. As pessoas deveriam se superar por si mesmas e não para manter alguem ao seu lado, se o outro for sempre a referência para vc melhorar, sempre que um romance terminar vc voltará a ser o que era?,e quando surgir outro romance vc vai se transmutar nos ideais de perfeição da outro? as mundanças reais sempre são movidas por nossas próprias aspirações e não ao bel prazer do outro.

    ResponderExcluir
  2. Não falei de modificar a personalidade... simplesmente menciono hábitos. Há mal em querer se adaptar pra estar melhor com alguém? Afinal, defeitos sempre vão existir... mas por que não tentar minimizá-los? O exemplo que a "escritora" do blog que eu li dava era de meninas que viviam em boates e saíam pra beber. Ok, se for só pra sair pra beber tranquilamente, tudo bem... mas se você é uma pessoa que já tem aquele hábito de exagerar e fazer besteira, por que não dar uma freiada? nem precisa parar... é só não cagalizar tanto.
    A busca é pelo ideal, não pelo gosto específico de uma pessoa. Busque ser melhor sempre, por um amado e por você mesmo.

    ResponderExcluir
  3. mas ai que está essas meninas deverriam parar de beber ou amenizar o hábito, por perceberem que assim estão se destruindo, se for apenas por um desejo do outro elas fatalmente vão voltar a beber quando houver uma crise, o que talvez vc esteja tentando dizer é fazer algumas concessões para agradar o outro nisso eu até acredito, aquelas coisas que pra vc é bobagem mas para o outro sgnificam tanto, como ajudar a lavar a louça, ou assistir uma partida de futebol mesmo não entendo nada, só pra prestigiar o time do namorado e não perder o sorriso de alegria dele quando o time vence de virada, mas isso não são grandes mudanças, isso são concessões que para quem faz são meras bobagens que tornam o dia do outro mais feliz, se houver uma crise e eu não quiser mais assistir futebol tudo bem, eu só fazia para ver o sorriso estampado no rosto dele,e isso me dexava feliz sem ele não necessidade de ver futebol, agora mudanças como parar de beber, eu estou colocando a responsabilidade da minha vida nas mão do outro ai é muito complicado, pois cria uma relação de dependêndencia, se vc estiver sempre buscando ser uma pessoa melhor a consequencia natural é ser melhor para com os outros por isso concordo com tua frase mas inverteria a ordem: buseque ser melhor por vc e pelo seu amor.

    ResponderExcluir
  4. ...e eu preciso aprender a escrever, meu deus quantos erros de digitação >_<, mas acabei escrevendo enquanto conversava com duas pessoas no msn então por favor me de um desconto ^__^""

    ResponderExcluir
  5. HAHAHA... o desconto está dado, e o seu ponto de vista foi entendido! Eu disse exatamente isso. Não importa exatamente o motivo pelo qual você tenta ser melhor, o imporntate é sempre tentar ser melhor! E se tu tens um amor pra te influenciar, motivo maior ainda... O caso é que a gente sabe que tem muita gente que precisa de um baita empurrão pra tentar melhorar, senão simplesmente não melhoram, porque acham que estão se divertindo vivendo como vivem, mesmo tendo imagens horríveis e se destruindo aos poucos.

    ResponderExcluir
  6. Afinal, esse é o nosso objetivo: Melhorar.
    Se hoje não sou melhor do que ontem, então para que o amanhã?
    Em todos os sentidos da vida. Podemos tropeçar, podemos não estar sempre dispostos a isso, mas não devemos perder o foco.
    =****

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com o texto. Mas.. só um comentário: É esse o tippo de mulher que todos os homens sonham? hahahahhahhaa... Tadeeenhos. rs.

    Mudanças p/ melhor são sempre bem vindas. Independente do motivo. Ser for por sí próprio, louvável. Se for por alguém, mais louvável ainda. Nada mais lindo do que sentir na pele o efeito do amor. A gente muda mesmo.. Faz coisas que jamais imaginou.. tudo p/ felicidade do outro.. e consequentemente p/ nossa. No fim das contas, soa egoísta. Mas ser egoísta conseguindo a felicidade de todos, tá valendo! (y)

    Bjs cacaueto!

    ResponderExcluir
  8. É isso aí, meninas! Os fins, afinal, justificam os meios mesmo!

    ResponderExcluir